Powered By Blogger

quarta-feira, 24 de junho de 2009

MENÔ E ONDINHA, AS FILHAS DA NENÉ

A Ondinha foi a primeira dos 4 filhos da Nené a querer conhecer-me, há mais de quatro anos. O seu verdadeiro nome é Benamexare, é o nome que tem no BI, mas odeia-o (mesmo), e só o revela a muito custo. O nomi di tchon é Ondinha e a maior parte das pessoas só a conhece assim. A outra filha da Nené também tem um nome no BI e um nome da terra. Chamam-lhe Menô mas no registo é Eraclina. A Ondinha é quem aparece aqui em casa mais vezes e nunca as tinha visto juntas. Até este dia em que lhes pedi. Afinal nunca tinha calhado porque apesar de muito diferentes são muito amigas.
A Menô tem 21 anos, é mais tímida, a Ondinha tem 17 anos e é extrovertida, faladora.
Estudam as duas na 9ª classe, fruto de atrasos por diversas e más razões, a guerra, anos escolares sem efeito, um deficiente sistema de ensino público. Estão finalmente numa escola privada, dizem que o ano está a correr bem e que vão passar de classe. Está quase a acabar o ano lectivo. Depois da 11ª classe querem seguir para o ensino superior; a Menô sonha ser médica ou enfermeira e a Ondinha quer ser jornalista e modelo.

Os cursos vão ter que esperar e sabem que aqui será difícil essa formação, mas a Ondinha já vai dando os passos para concretizar um dos seus sonhos. Em 2007 participou num desfile no Campo Sueco e ganhou o 1º Prémio ao representar o seu Bairro, Bandim I (junto ao mercado do Caracol), e em 2008 participou numa passagem de modelos na Lenox.

No dia-a-dia estas duas mulheres da casa, por mais de metade do dia em que a mãe está a trabalhar, contam que ajudam nas tarefas da casa. Levantam-se às 6 horas da manhã, vão apanhar água se for necessário, limpam a casa antes de sair. Vão para a escola a pé e têm a sorte de ser perto. Esta classe tem aulas de manhã mas no próximo ano a 10º classe será de tarde. Num dia cozinha uma e noutro dia a outra, e a que não cozinha arruma a loiça a seguir.
E os irmãos? Dizem que os rapazes também ajudam às vezes, o mais velho menos.
À tarde resta-lhes algum tempo para descansar, estudar, brincar.
Ao fim-de-semana gostam de ir à matiné da discoteca Sonhos.

Já começa a ser mais comum entre as jovens guineenses casarem e terem filhos mais tarde, mas ainda não é a maioria. Estas duas raparigas parecem-me mais meninas do que mulheres quando olho à volta e muitas das raparigas das suas idades têm já uma rotina diferente. Não é isso que querem para já. Têm outros objectivos. A sua formação já foi adiada tempo demais. Querem acabar os estudos, querem um curso de informática, querem ter esperança de que as suas vidas podem ser diferentes de tantas outras.

Quando lhes perguntei se pudessem escolher uma qualquer prenda que alguém lhes mandasse de Portugal não hesitaram: um computador portátil. Olham para o meu como se fosse a coisa mais fantástica que alguma vez viram. Explico-lhes o que é o messenger e que estou a falar em tempo real com uma amiga que está em Portugal. Primeiro a dúvida, depois o fascínio. É mesmo.

Quando lhes peço para serem mais contidas a pedir, a Menô pede roupa e livros, em especial um livro sobre etnias da Guiné-Bissau, e a Ondinha um MP3 e revistas de modelos. Concretizável. Fossem os seus sonhos também assim.

4 comentários:

Mónica Lice disse...

São bem engraçadas - não me lembro de ter cruzado com elas no bairro.

A amiga com quem estavas a falar presumo que fosse eu... De facto, a Internet é algo de admirável. sobretudo aos olhos de um guineense.

Ainda me lembro da cara de espanto da Dona Milu, ao ver-me falar pelo Skype pela primeira vez...;-)

Beijinhos.

* Atelier Ao Meu Gosto * disse...

São lindas! De uma beleza :)

Todas as tuas palvras me fazem pensar, no que o mundo é hoje.

1 beijinho,
Lena

PS. ainda estou de férias, mas já devem ter chegado! Depois digo :)

♥ Guida disse...

Oh, e elas não querem uma pen pal? ^^ Ou, sei lá, se não for por carta não podem ir ao teu portátil e trocar uns mails? :)


Beijinho

Ana Claudia disse...

Oi Mónica,

Eras tu mesma naquele dia.

Oi Lena,
Fico à espera da confirmação.

Oi Guida,

Acho que elas iam gostar mas neste momento estamos a ver se conseguem frequentar um curso de informática e quando tiverem alguma prática podem criar um mail e trocar mails contigo.

Beijos a todas