Powered By Blogger

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

SONHOS DE NATAL

É difícil escrever sobre o Natal na Guiné-Bissau. Ainda não foi desta que lá fiquei a passar o Natal pois as saudades da família falam sempre mais alto. Sei que não está tudo enfeitado como por aqui. Faltam as luzes, as fitas, as bolas, as imagens do pai natal, da árvore, do presépio, o frio. Mas não faltam os sonhos. É o povo guineense o mais sonhador que conheci. É que é mais fácil sonhar com os brinquedos que vemos na montra e na televisão do que sonhar apenas com aquilo que se acha que já existe, que já se ouviu falar mas nunca se viu. E quem fala de brinquedos fala de tudo o resto. Na Guiné a esperança, a imaginação, os sonhos voam todos mais alto. Mesmo para aqueles que não vivem esta época rodeados daquelas prendas, há outras bem melhores. O mais importante do Natal também se celebra na Guiné. Também nesta época se juntam as famílias e os amigos. E porque são estes que contam e que tornam esta uma época especial, desejo a todos, em especial à minha família e aos meus amigos, em Portugal, na Guiné, e pelo resto do Mundo,
UM NATAL MUITO FELIZ!
Muitos, doces e bons sonhos!

3 comentários:

Anónimo disse...

Passei pelo seu blog e senti saudades da minha terra ... a Guiné, mais concretamente Bissau onde vivi até aos meus 9 anos. Ver as fotos foi relembrar a minha infância ... e que boa que ela foi ( isto já lá vão uns bons anitos ). Prometo voltar.
Um bom ano de 2008 e que mais pessoas ajudem a Guiné.
Beijinho.
Teresinha

Anónimo disse...

Somos um Colégio e temos alguns alunos a investigar "Portugal no Mundo". Gostaríamos de saber quais os hábitos natalícios na Guiné, em especial das crianças e gastronómicas. Como é a Ceia de Natal?
Obrigada
Ana

Ana Claudia disse...

Ana pode-me mandar um mail e tentarei dar as informações possíveis.

Boas investigações